segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Filo Cnidaria

Os animais que compõem o grupo dos cnidários são aquáticos e quase todos marinhos.


Os cnidários compreendem as hidras, águas-vivas, caravelas, corais e as anêmonas-do-mar.

Possuem simetria radial, pois seu corpo pode ser dividido em vários planos de simetria, dispostos em raios.



Actínia (uma espécie de Anêmona
Nesse filo encontramos dois tipos de indivíduos: as medusas, que são natantes, e os pólipos, que são fixos. A forma pólipo é cilíndrica, com uma das extremidades apoiadas num substrato qualquer e a outra livre. A medusa é arredondada (forma de guarda-chuva) e de vida livre. 

Eles podem formar colônias, como é o caso dos corais (colônias sésseis), e das caravelas (colônias flutuantes).
Ao longo de todo o corpo do animal, mas em maior quantidade nos tentáculos, aparecem células especiais chamadas cnidoblastos que, quando tocadas, lançam para fora um filamento com um líquido urticante. Esse líquido pode provocar sérias queimaduras no ser humano. Os cnidoblastos participam também na captura de alimentos.



A reprodução dos cnidários pode ser sexuada e assexuada.



A reprodução assexuada pode ser feita por brotamento. A reprodução sexuada se faz por gametas, com fecundação externa (os gametas se unem na água) ou interna (no interior da fêmea).

Em muitos cnidários a reprodução assexuada se alterna com a reprodução sexuada, num ciclo que há também uma alternância das formas de pólipos e medusas. Esse tipo de reprodução é chamado alternância de gerações ou metagênese.

Fonte: http://educar.sc.usp.br


Traduzido Por: Template Para Blogspot - Designed By Seo Blogger Templates